Nosso assunto de hoje no Blog é LOCUÇÃO para produção audiovisual.
Sabemos que a linguagem audiovisual, ou a famosa “locução” é uma ferramenta poderosa no campo da comunicação publicitária e institucional.
Pois tanto para vender um produto, quanto para fixar uma marca na cabeça do consumidor, a utilização de um bom vídeo aliado a uma boa locução ajuda e muito.
O locutor é aquele profissional que fica escondido atrás das imagens, mas que tem um papel fundamental no resultado final do vídeo.
E nós, da Komodo fomos conversar com dois profissionais desta área e mostrar um pouquinho como é o dia a dia de trabalho deles.
ASSISTA AO VÍDEO
A gente bateu um papo com Douglas e com o Zé, que produzem locução na Onda Sonora, uma Produtora de áudio parceira da Komodo aqui em Florianópolis, Santa Catarina.
Conversamos sobre aspectos relativos à locução para produção audiovisual entre outros assuntos como, mercado, exigências dos clientes e curiosidades do mercado.
O que faz um locutor profissional?
“Basicamente é o profissional que trabalha com a voz, a gente tem aí duas vertentes. Que é aquele locutor de rádio, que geralmente trabalha como apresentador, e a gente tem o locutor publicitário, que é o que eu faço. Que é aquele “cara” que basicamente grava comerciais pra rádio, pra TV, grava áudio para vídeo institucional, locução em geral.” Explica, José Carlos.
Existe algum trabalho que seja mais difícil de locutar?
“Não existe uma regra geral, mas dependendo do tipo de mensagem que se quer passar, tem trabalhos que precisam de uma locução mais formal, com mais credibilidade por exemplo. Mas no geral, a comunicação hoje está indo para uma locução mais próxima, mais amiga. Enfim, mais proximidade com o público, que gera uma identificação maior.” Enfatizou Douglas Narcizo.
Curtiu o conteúdo? A gente espera que sim, e desde já nos colocamos á disposição.
Dúvidas, críticas ou sugestões é só deixar nos comentários.