Artigos

Espetáculo LOUCOS POR TANGO

Cia. de Dança Fabiano Silveira apresenta o Espetáculo LOUCOS POR TANGO
“Loucos por Tango” tem como objetivo principal apresentar a história do tango, através da montagem de uma peça ao som de tangos tradicionais e contemporâneos, trazendo ao público um pouco da história e da música, mostrando as várias formas de dançar o tango, com experientes dançarinos. Também tem o objetivo de mostrar que o tango não é somente para a elite, ele pode e deve ser dançado por todos.
Do Espetáculo surge a necessidade de um Teaser, é onde entra em cena a Komodo Produçãoque foi contratada pela Cia. de Dança Fabiano Silveira para produzir um Teaser que encante e chame os espectadores, aqueles que já gostam e admiram a dança, como os que querem se surpreender com algo novo. E assim nasceu o Teaser “Porque você é louco por Tango?”.
 

 
Alunos, dançarinos e amantes do Tango deixaram depoimentos, e aliados a belas imagens mostram um pouquinho do que espera o público que vai ao Espetáculo.
 

 
Com imagens de Thiago Jasper, finalização de Fillipi Peixoto e direção de Claudiomar Vill, a Komodo Produção apresenta o Teaser do Espetáculo em primeira mão.
 

 
Cia. de Dança Fabiano Silveira
Criada no ano de 2001, a Cia. de Dança Fabiano Silveira é formada por 7(sete) bailarinos, dentre eles professores e coreógrafos de Dança de Salão. A linha de trabalho seguida pelo grupo é a do Tango Clássico, desenvolvido pelos bailarinos em seus ensaios, juntamente com diversos ritmos como samba, bolero, forró, rock, salsa, entre outros…, seguido de aulas específicas de ballet clássico, alongamento e tango.
Com o passar dos anos a Cia. de Dança Fabiano Silveira firmou-se no cenário nacional e internacional da dança, apresentando-se em diversos países como Argentina (Buenos Aires), Alemanha (Munique), Slovenia e Itália (Veneza), e também em Mostras, Festivais, Seminários e Cursos pelo Brasil.
A Origem do Espetáculo
“As mais remotas raízes do Tango estão prefiguradas na alma do nosso povo”  Horácio Ferrer
 

 
Como um sopro, uma música profana, “um ritmo bárbaro”, executada por tambores e atabaques ouve-se na Buenos-Aires do século XVIII. A dança é sincrônica, frenética, são os “candombes” celebrando a coroação dos Reis Congos que acontecem dentro dos Tangôs. No caldeirão cultural e efervescente da Bacia do Plata, os imigrantes europeus somam-se aos negros e a gente pobre dos campos, o candombe mistura-se às habaneras e milongas e a música suaviza-se, resultando em um som mestiço, em um ritmo menos sexual, mais ainda sensual.
A música germina pelas casas de baile, pelos boliches e pelos bordéis, é o século XIX, nos teatros os atores começam a cantar e bailar o Tango; mais em público apenas os homens bailam entre si. Expressão popular de linguagem forte o Tango ganha os cafés e bairros do subúrbio e no entrelaçar dos fios, chega à capital francesa, centro cultural do mundo em 1910; espalhando-se e caindo nas graças da alta sociedade.
 

 
SERVIÇO
Espetáculo Loucos por Tango
Local: Teatro Pedro Ivo
Data: 19 2 20 de Março de 2014